A Força Aérea Brasileira anunciou o início de uma operação de repatriação de brasileiros que estão na área de conflito em Israel e na Palestina. Uma aeronave com capacidade para 230 passageiros será enviado de Natal (RN) para a Itália – onde ficará aguardando orientações para resgatar brasileiros no Oriente Médio e trazê-los em segurança ao solo brasileiro.
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, ainda não sabe se a primeira decolagem será na segunda-feira ou na terça-feira. Isso vai depender da montagem dessa lista de passageiros que desejam retornar ao Brasil: “Logicamente, num momento de crise como este, os transportes terrestres têm acesso mais difícil. Se decolássemos de manhã, teríamos nossos brasileiros fazendo deslocamentos complicadíssimos durante a madrugada.”
Além da tripulação de voo, o governo brasileiro também deve enviar médicos e psicólogos para dar assistência aos brasileiros removidos. Segundo o Itamaraty, a estimativa é de que 14 mil brasileiros vivem em Israel, e outros 6 mil, na Palestina. A maioria está fora da área de ataques.