Ex-presidente socialista Alberto Fernández é investigado por desvio de verbas

Redação 011
2 Min
Candidato de Fernández, Sergio Massa vai se encontrar com Lula
foto: Ricardo Stuckert/ PR

A Justiça argentina ordenou o bloqueio dos bens e a quebra do sigilo bancário do ex-presidente Alberto Fernández, em meio a uma investigação sobre uma organização criminosa envolvendo desvio de verbas através de contratos irregulares de seguros para entidades estatais.

Segundo a decisão judicial, um dos investigados é o esposo da ex-secretária do ex-presidente. A suspeita é de que sua ligação possa ter desempenhado um papel preponderante na intermediação de seguros entre as entidades estatais e a empresa seguradora Nación Seguros S.A.

Desde um decreto de dezembro de 2021, durante a administração de Fernández, todas as entidades do setor público foram instruídas a contratar apólices de seguros através da Nación Seguros S.A, com permissão para subcontratações.

- Publicidade -

Segundo as investigações, os intermediários teriam recebido pagamentos acima do mercado ou sido indicados pelas repartições públicas mediante um processo de seleção irregular, inexistente ou direcionado.

A ordem judicial requer ao Banco Central que bloqueie as contas que Fernández e outras 32 pessoas ou empresas possam ter em diferentes instituições bancárias, além de determinar a quebra do sigilo bancário.

Fernández, que governou a Argentina de 2019 a 2023, nega qualquer envolvimento em esquemas de corrupção. Em uma entrevista à Radio La Red, em fevereiro, ele afirmou: “Faço da honestidade um culto. Não roubei nem participei de nenhum esquema, nem autorizei nenhum esquema”. O ex-presidente também afirmou ser razoável que o caso seja investigado diante das denúncias.

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.