O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, pode deixar a Corte bem antes do que imaginamos. Segundo o Poder 360, o ministro de 67 anos tem demonstrado uma certa frustração pelo estado de divisão que acabou se instalando no STF. Conforme o site, o magistrado vem tentando desarmar o protagonismo que o Supremo adquiriu devido à atuação do ministro Alexandre de Moraes no comando de diversos inquéritos.
A reportagem aponta que Barroso se sente impotente para reverter o quadro atual. Quem conversa com o presidente do Supremo fica com a impressão de que ele pode sair do Tribunal após deixar o cargo, no final de setembro, quando passará o comando para Edson Fachin. De todos os 11 ministros do STF, ele é o que tem mais ligações com os Estados Unidos. A família tem imóvel declarado em Miami e o ministro também passa temporadas de estudos em Harvard.
Essa apuração do Poder 360 também avançou sobre os possíveis candidatos que podem assumir a cadeira deixada por Barroso, se isso realmente acontecer. São eles Bruno Dantas (ministro do TCU), Jorge Messias (ministro da AGU), Rodrigo Pacheco (senador) e Vinicius Carvalho (ministro da CGU).