O bilionário sul-africano Elon Musk, dono da rede social X, usou a plataforma para criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Em tradução do inglês, ele questionou: “Como Alexandre de Moraes se tornou ditador no Brasil?”. O bilionário ainda afirmou: “Ele está com o Lula na coleira”. As críticas ocorrem após o ministro determinar a inclusão do empresário no inquérito sobre as milícias digitais. Musk tem usado a rede X para criticar Moraes e o acusa de impor uma censura no país.
“Estamos levantando todas as restrições. Este juiz aplicou multas pesadas, ameaçou prender nossos funcionários e cortou o acesso ao X no Brasil. Como resultado, provavelmente perderemos todas as receitas no Brasil e teremos que fechar nosso escritório lá”, escreveu o sul-africano.
A Polícia Federal vai investigar se houve prática de crime por parte do empresário, uma vez que as palavras dele podem ser enquadradas como apologia ao crime. Também há monitoramento por parte da PF sobre os desdobramentos do caso.
Neste momento, Musk também demonstrou preocupação com a equipe de sua rede social que trabalha aqui no Brasil. Ele teme pela segurança de seus funcionários.
“Precisamos levar nossos funcionários no Brasil para um local seguro ou que não estejam em posição de responsabilidade, então faremos um dump completo de dados”, afirmou.