O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) deve se reunir entre a próxima quarta (13) e quinta-feira (14) com assessores do presidente Donald Trump e autoridades da Casa Branca, em Washington, para tratar do agronegócio brasileiro. A conversa é vista como um movimento estratégico para fortalecer os laços entre os dois países e terá como foco o tarifaço de 50% imposto pelos EUA também aos produtos agrícolas.
Boa parte dos exportadores do agronegócio apoia incondicionalmente o ex-presidente Jair Bolsonaro e toda a direita do país. Portanto, esse encontro é visto como uma oportunidade de fortalecer a aliança política. O setor é um dos pilares da economia brasileira e observa atentamente os desdobramentos desse encontro. A expectativa é de que as discussões ultrapassem questões políticas e foquem em aspectos econômicos relevantes para o Brasil.
A sobretaxa aplicada pelos EUA entrou em vigor no dia 6 de agosto. Tal medida foi tomada depois do posicionamento de Lula no BRICS, com ataques indiretos às políticas internacionais de Trump, além, é claro, das decisões do Supremo Tribunal Federal contra Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar nesse momento.