O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agradeceu ao sheik Mohammed Bin Zayed, presidente dos Emirados Árabes Unidos, pelas doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Em uma rede social, o parlamentar disse que Zayed é o maior líder da geração. No último fim de semana, o primeiro de três aviões enviados com donativos chegou ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. De acordo com o Itamaraty, as aeronaves trazem 64 toneladas de carga, sendo 500 geradores, 10 mil com pacotes de redes de proteção contra mosquitos, 10 toneladas de produtos para higiene, 10 mil colchetes e 5 mil lâmpadas solares. Essas doações haviam sido anunciadas no último dia 16.
O Brasil ainda recebe mais uma aeronave nesta segunda-feira (20). Já os donativos arrecadados pela comunidade brasileira que mora no país serão transportados no terceiro avião, que partirá dos Emirados Árabes Unidos na quinta-feira (23).
A relação da família Bolsonaro com os Emirados Árabes se estreitou durante a gestão do ex-presidente, em viagens feitas à capital Abu Dhabi – a primeira delas, em 2019, rompeu um jejum de 10 anos sem visitas de um chefe de estado brasileiro ao país.