Ditadora da Venezuela diz que ninguém manda nela, mas atende exigências de Trump

Redação 011
2 Min
Ditadora da Venezuela diz que ninguém manda nela, mas atende exigências de Trump
imagem gerada por I.A.

A ditadora da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou na terça-feira (6) que o país não está sob comando externo, apesar de ter firmado acordo para fornecer petróleo aos Estados Unidos a pedido de Trump. A declaração foi feita em reunião com representantes do setor agroalimentar, transmitida pela rede estatal VTV. Rodríguez disse que “o governo venezuelano governa o nosso país, ninguém mais”, reforçando que o poder chavista estaria consolidado. A fala ocorre em meio à confirmação da estatal PDVSA sobre a entrega de até 50 milhões de barris de petróleo exigida pelo governo norte-americano.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o petróleo venezuelano será vendido a preço de mercado e que os recursos obtidos serão administrados diretamente por Washington. Segundo Trump, o objetivo é garantir que o dinheiro seja usado “em benefício do povo da Venezuela e dos Estados Unidos”. O anúncio foi feito três dias após a operação militar americana que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro e na morte de ao menos 55 militares venezuelanos e cubanos. A ação consolidou a liderança de Rodríguez como chefe interina do regime.

Apesar de negar influência externa, Rodríguez buscou adotar tom diplomático ao convidar os norte-americanos para cooperar “dentro do marco do direito internacional”. Trump, por sua vez, advertiu que a líder interina poderá enfrentar destino “provavelmente pior” que o de Maduro caso não cumpra os compromissos assumidos. O acordo petroleiro reforça a pressão dos Estados Unidos sobre o regime venezuelano e marca mais um capítulo da disputa política após a queda de Maduro, ditador aliado de Lula e de líderes de regimes autoritários na América Latina.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.