O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, determinou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal para investigar as conclusões do relatório final da CPI sobre a pandemia da Covid-19. O ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos principais alvos do documento. A corporação tem 60 dias de prazo para atender essa determinação.
“A investigação parlamentar apontou indícios de crimes contra a Administração Pública, notadamente em contratos, fraudes em licitações, superfaturamentos, desvio de recursos públicos, assinatura de contratos com empresas de ‘fachada’ para prestação de serviços genéricos ou fictícios, dentre outros ilícitos mencionados no relatório da CPI”, destacou o magistrado.
Com trabalhos feitos entre os meses de abril a outubro de 2021, a comissão concluiu que o ex-presidente teve papel preponderante para que o Brasil alcançasse a trágica marca de 700 mil mortes relacionadas ao vírus. O relatório final, de 1.288 páginas, incluindo anexos, foi entregue por integrantes da CPI ao então procurador-geral da República, Augusto Aras.
O líder da direita no país nega qualquer omissão sobre as medidas adotadas para proteger a população.
Fonte: Agência Brasil.