As fraudes teriam sido comprovadas por meio de operações da Polícia Civil e chegou a prender candidatos que tiveram a participação no esquema criminoso. Os concursos referidos são da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil.
O Deputado Federal Fábio Costa (PP-AL), em entrevista à jornalista Berenice Leite para o canal Fator Político BR, conta que no último concurso realizado para delegado, o policial civil Eudson Oliveira de Matos, foi flagrado com um equipamento transmissor em sua mochila e tinha o objetivo de beneficiar um grupo de candidatos. Fabio Costa afirma que, o policial envolvido na fraude, é próximo de um dos deputados mais influentes do Estado e do governador Paulo Dantas (MDB- AL).
“ A desconfiança que eu tenho, é que um grupo tenha se formado em torno de algumas figuras aqui do estado para beneficiar parentes e para que estes parentes, esses “amigos dos reis”, pudessem ingressar no concurso da polícia Civil, no cargo de delegado de polícia, um cargo estratégico para qualquer estado da federação.”
Além disso, o deputado afirma que em outros concursos como da Polícia Militar também foram constatadas irregularidades.
“ Candidatos que foram investigados e comprovadamente tiveram envolvimento nestas fraudes, conseguiram uma liminar na justiça e estão se formando policiais agora, no curso de formação”
Veja a entrevista: