A CPI dos Correios atingiu o número mínimo de 28 assinaturas para ser protocolada no Senado. Apesar disso, o autor do requerimento, senador Márcio Bittar (União Brasil-AC), deseja esperar por 30 assinaturas para oficializar o pedido, o que deve ocorrer em breve, ainda nessa semana. Após ser protocolada, a proposta vai depender do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para ter andamento e seguir para o Plenário.
Bittar justificou a abertura da comissão para se investigar irregularidades na gestão financeira e administrativa, problemas operacionais que impactam a qualidade e o custo dos serviços prestados, interferências políticas e problemas de gestão no Fundo Previdenciário.
Em 2024, os Correios responderam pela maior parte do déficit geral das empresas estatais, com resultado negativo em R$ 3,2 bilhões. Foi o pior desempenho de toda a história.
Ainda que uma CPI não seja a solução para resolver o problema da estatal, todo o ‘barulho’ criado jogará luz sobre um tema sério, que não deve passar ileso de uma análise aprofundada.