Cristhian Nieto, conhecido influencer e congressista suplente pelo movimento esquerdista Revolução Cidadã, e sua esposa, Nicole Burgos, também influencer, foram assassinados a tiros no domingo (3) no oeste do Equador. O casal estava em um evento circense quando ocorreu o ataque.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o caos que se instalou durante o tiroteio, com dezenas de pessoas, incluindo muitas crianças, fugindo aterrorizadas enquanto se preparavam para ocupar seus assentos no circo. Durante o incidente, o jornalista Josué Suárez, que transmitia ao vivo a chegada dos participantes, também foi ferido.
Nieto, além de sua faceta como influencer, desempenhava o papel de deputado suplente pelo Revolução Cidadã e havia organizado o evento circense como homenagem ao Dia das Crianças, celebrado em 1º de junho. A tragédia soma-se a uma série de ataques violentos que têm abalado a região nos últimos meses.
O caso de Nieto e Burgos não é um fato isolado. Em março, Brigitte García, prefeita de San Vicente na província de Manabí, também foi assassinada a tiros, apesar de estar vigente um estado de exceção decretado pelo presidente Daniel Noboa. García, de apenas 27 anos, era a prefeita mais jovem do país e, assim como Nieto, militava no movimento Revolução Cidadã, liderado pelo ex-presidente Rafael Correa.
Este atentado ocorreu a menos de dois meses após o assassinato da vereadora Diana Carnero, de 29 anos, que foi abatida em plena via pública em 7 de fevereiro, sob o estado de exceção.
Sem esquecer o assassinato do ex-candidato presidencial Fernando Villavicencio durante sua campanha.