A Comissão de Agricultura da Câmara vai ouvir, nesta quarta-feira (3), o ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. A pauta da audiência será a polêmica decisão do Planalto de importar uma tonelada de arroz. A medida, que já gerou questionamentos judiciais e cancelamento, é fortemente criticada pelo Governo do estado gaúcho.
Atualmente, o Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção nacional de arroz, teme que a importação prejudique os produtores locais. Por outro lado, o Governo Federal justifica a importação como uma forma de evitar o desabastecimento e garantir preços baixos para os consumidores.
O deputado José Medeiros (PL-MT), que solicitou a convocação de Pimenta, já expôs a preocupação com a concorrência desleal e a falta de uma estratégia eficiente por parte da União, sobre o tema.
“Ao invés de estimular e financiar os produtores brasileiros, em especial a reconstrução do Rio Grande do Sul, que tem os maiores produtores de arroz do País, as medidas propostas vêm para destruir o estado e a produção de arroz nacional”, reclamou o deputado.