A Comissão de Relações Exteriores do Senado quer ouvir o ministro Mauro Vieira a respeito da crise com Israel. A informação foi confirmada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), autor de um dos requerimentos que convida o chanceler a comparecer no colegiado para uma audiência. Na condição de convidado, o ministro não é obrigado a comparecer. No entanto, Mauro Vieira já teria se prontificado a ir até a comissão.
O senador Carlos Viana (Podemos-MG) também protocolou no colegiado um pedido de convite ao ministro das Relações Exteriores, enquanto o líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), determinou a convocação de Mauro Vieira. Neste caso, o comparecimento do ministro seria obrigatório.
O convite do Senado foi feito após o governo de Israel declarar Lula uma ‘persona non grata’. Isso ocorreu depois que o petista comparou as ações do país, na Faixa de Gaza, ao Holocausto.
“Não perdoaremos e não esqueceremos – em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao presidente Lula que ele é uma ‘persona non grata’ em Israel até que ele peça desculpas e se se retrate”, escreveu Israel Katz, ministro das Relações Exteriores de Israel, nas redes sociais.