O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, deve assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Lula pretende resolver essa questão até o fim desta semana. Inclusive, já houve um almoço entre os dois e o convite teria sido feito nessa ocasião.
O encontro teria sido positivo, mas há algumas condições para que isso de fato ocorra. Uma delas diz respeito ao jurista manter determinados secretários na pasta – esse pode ser o único entrave nesse momento. A pasta ainda é comandada por Flávio Dino, que seguirá rumo a uma das 11 cadeiras do STF em 22 de fevereiro.
A relação entre o petista e o ex-ministro do STF é antiga. Em 2006, foi o próprio Lula quem indicou Lewandowski ao cargo de ministro da Suprema Corte – onde permaneceu até se aposentar em 11 de abril de 2023. Ainda no ano passado, Lula também o indicou ao cargo de árbitro titular do Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do Mercosul. O magistrado foi aprovado em seguida.
Vale lembrar: há apenas dez meses e ainda usando a toga, o então ministro determinou o encerramento de três investigações contra o atual presidente da República. A ordem envolveu duas investigações da Lava Jato e uma outra, com supostas irregularidades na compra de caças suecos durante o governo Dilma.