O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que sua preferência para as eleições de 2026 é votar em Jair Bolsonaro (PL), mas, caso o ex-presidente permaneça inelegível, considera alguns de seus filhos, o senador Flávio (PL-RJ) ou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como alternativas. Em entrevista ao Metrópoles, o ex-ministro da Casa Civil ressaltou que sua preferência está na família do ex-presidente. “Jair é o meu candidato, mas, se não, minha preferência está na família Bolsonaro”, declarou. Bolsonaro foi declarado inelegível pelo TSE em 2023 após questionar a segurança das urnas eletrônicas em reunião com embaixadores.
Ciro Nogueira destacou que tem maior proximidade com Flávio Bolsonaro, a quem atribui um laço de “lealdade”, mas reconhece o deputado Eduardo Bolsonaro como um nome viável. Além disso, o senador pontuou que, caso Bolsonaro decida apoiar outro nome fora da família, como os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos) ou Ratinho Junior (PSD), a definição deve ocorrer ainda em 2025. “Se o presidente for apoiar o Tarcísio, o Ratinho, tem que decidir este ano. Porque eles têm que renunciar os seus mandatos lá em abril do próximo ano”, afirmou.
Enquanto isso, Flávio e Eduardo Bolsonaro seguem ocupando posições estratégicas no Congresso. Flávio comanda a Comissão de Segurança do Senado, enquanto Eduardo deve assumir a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara. As movimentações fazem parte de articulações lideradas por Jair Bolsonaro para garantir influência política, e a decisão sobre o candidato da direita em 2026 pode depender do sucesso dessas estratégias.