‘Careca do INSS’ e mais 20 são alvo de pedido de prisão feito pela CPMI

Redação 011
3 Min
'Careca do INSS' e mais 20 são alvo de pedido de prisão feito pela CPMI
foto: reprodução/ Linkedin

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga irregularidades no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou, na segunda-feira (1º), o envio ao Supremo Tribunal Federal (STF) de um pedido de prisão preventiva contra 21 pessoas envolvidas em fraudes contra aposentados. Entre os alvos está Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como ‘Careca do INSS’, apontado como um dos principais articuladores do esquema. A solicitação foi encaminhada ao ministro André Mendonça, relator do caso no STF.

O requerimento aprovado pela CPMI inclui nomes como o do ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto e outros envolvidos em práticas de descontos indevidos em benefícios previdenciários. O relator da comissão, Alfredo Gaspar (União-AL), destacou que os vinte primeiros nomes já constam nos autos em tramitação no STF, enquanto o último foi incluído após depoimento do advogado Eli Cohen. A CPMI argumenta que há fundamentos jurídicos suficientes para a decretação das prisões, com base em medidas cautelares já adotadas em primeira instância.

A CPMI, apelidada de “CPI do roubo aos velhinhos”, foi instalada com apoio de parlamentares da oposição ao Governo Lula (PT), que tem sido criticado por não adotar medidas eficazes para impedir a continuidade das fraudes no sistema previdenciário. A investigação revelou que parte dos desvios ocorreu durante a atual gestão, apontando falhas na fiscalização e a nomeação de cargos estratégicos no INSS. O pedido de prisão preventiva representa uma tentativa de acelerar a responsabilização dos envolvidos e reforçar o combate à corrupção institucionalizada.

A lista de investigados inclui servidores, ex-gestores e operadores financeiros suspeitos de participação direta no esquema. Os nomes citados são: Andre Paulo Felix Fidelis, Eric Douglas Martins Fidelis, Cecilia Rodrigues Mota, Virgilio Antonio Ribeiro de Oliveira Filho, Thaisa Hoffmann Jonasson, Maria Paula Xavier da Fonseca Oliveira, Alexandre Guimarães, Rubens Oliveira Costa, Romeu Carvalho Antunes, Domingos Savio de Castro, Milton Salvador de Almeida Junior, Adelinon Rodrigues Junior, Geovani Batista Spiecker, Reinaldo Carlos Barroso de Almeida, Vanderlei Barbosa dos Santos, Jucimar Fonseca da Silva, Philipe Roters Coutinho, Mauricio Camisotti e Marcio Alaor de Araújo.

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.