O Brasil pode ser afetado por uma nova medida imposta pelos Estados Unidos. Isso porque o presidente Donald Trump anunciou que já estão valendo as tarifas adicionais de 25% aos países que fizerem negócios com o Irã.
“Com efeito imediato, qualquer país que faça negócios com a República Islâmica do Irã pagará uma tarifa de 25% sobre quaisquer e todas as transações realizadas com os Estados Unidos. Esta ordem é final e conclusiva. Agradeço a atenção a este assunto”, escreveu o republicano em sua rede, a Truth Social.
Essa decisão serve de alerta ao nosso país. Em 2025, as empresas brasileiras importaram US$ 84,5 milhões dos iranianos em produtos como ureia, pistache e uvas secas. Já as exportações somaram US$ 2,9 bilhões, com destaque para milho, soja e açúcar.
Segundo reportagem do The Wall Street Journal, sanções econômicas eram uma das respostas consideradas por Trump com o objetivo de pressionar o Irã a renegociar o programa nuclear, além de aliviar a repressão aos protestos contra o governo daquele país, que já deixou centenas de mortos nas últimas semanas.











