O Governo Lula se manifestou contra a situação dos brasileiros deportados que chegaram ao país na última sexta-feira (24). Em nota oficial, o Planalto relata situação degradante durante o voo.
“O Governo brasileiro considera inaceitável que as condições acordadas com o governo norte-americano não sejam respeitadas. O Brasil concordou com a realização de voos de repatriação, a partir de 2018, para abreviar o tempo de permanência desses nacionais em centros de detenção norte-americanos, por imigração irregular e já sem possibilidade de recurso”, diz o texto.
Também será encaminhado um pedido de esclarecimento ao governo norte-americano, feito pelo Ministério das Relações Exteriores.
Outro que se manifestou foi o presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Prestes a ganhar um ministério, o parlamentar disse que “acompanha com preocupação o tratamento dispensado pelas autoridades norte-americanas a brasileiros deportados”.
Um avião contratado pelas autoridades americanas trouxe um grupo formado por 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos.
Vale lembrar que, com Biden ou Trump no poder, os EUA sempre tiveram uma política rígida quando aos imigrantes ilegais. Uma postura bem diferente da atual adotada pelo PT.