Braga Netto e Mauro Cid se enfrentam no STF nesta terça por suposto golpe

Redação 011
2 Min
Mauro Cid diz que Bolsonaro sofria pressão para decretar estado de sítio
foto: Ton Molina/STF

O general Walter Braga Netto e o tenente-coronel Mauro Cid ficarão frente a frente nesta terça-feira (24), em uma acareação marcada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do processo que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. Ambos são réus na ação penal que trata do chamado “núcleo 1” da investigação conduzida pela Polícia Federal. A audiência será realizada às 10h na sede do STF, em Brasília, sem transmissão pública e com acesso restrito aos advogados diretamente envolvidos.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou autorização para acompanhar presencialmente a sessão, mas, segundo informado pelo cerimonial da Corte, apenas os representantes legais dos réus acareados terão acesso. Já o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, conhecido como “kid preto”, teve seu pedido de presença negado pelo ministro Alexandre de Moraes. De acordo com o despacho, “não há necessidade em sua participação na acareação entre os réus”, uma vez que Lima não é parte da ação penal em questão.

Embora tenha sido impedido de participar, Moraes admitiu que a defesa de Lima poderá ter acesso posterior às provas produzidas na audiência, se julgar necessário. Preso desde novembro de 2024, Ferreira Lima é acusado de integrar um grupo que planejava ações extremas, incluindo supostos atentados contra autoridades como Lula (PT), o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o próprio ministro do STF, no qual aparece como vítima e juiz do processo. As acusações ainda incluem a disseminação de desinformação eleitoral com fins de mobilização popular em frente a quartéis.

- Publicidade -

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.