O Botafogo se consagrou como o grande campeão da temporada ao conquistar o Campeonato Brasileiro diante de uma vitória por 2 a 1 contra o São Paulo, em um Nilton Santos lotado de torcedores eufóricos e sedentos por um título nacional. Havia 29 anos que o alvinegro do Rio de Janeiro não vencia o torneio.
O título de melhor time do Brasil chegou na semana seguinte à inédita conquista da Libertadores. A façanha do ‘Glorioso’ foi vista pouquíssimas vezes em nosso esporte bretão. Aconteceu somente com o Santos de Pelé, nos anos de 1962 e 1963, e no Flamengo de Jorge Jesus, em 2019 – nenhum outro clube venceu as duas competições em um único ano.
A partida deste domingo somente fez jus ao time que ao presentou o futebol mais vistoso em boa parte da competição nacional, considerada a mais difícil do planeta.
É bem verdade que, nas últimas 9 rodadas, o destaque veio de outro ‘branco e preto’. Foi o Corinthians quem venceu e encantou na reta final do Brasileirão. A vítima da vez foi o Grêmio, derrotado por 3 a 0 com direito a um golaço de bicicleta do craque holandês Memphis Depay.
Mas sejamos justos, 2024 foi mesmo do Botafogo.
O técnico português Artur Jorge resumiu o ano de forma categórica: “Extraordinário”, disse ele.
“Botafogo, Botafogo
Campeão desde 1910
Foste herói em cada jogo
Botafogo, por isso é que tu és
E hás de ser nosso imenso prazer
Tradições aos milhões tens também
Tu és o glorioso, não podes perder”
Cante alto o teu hino, torcedor botafoguense!