O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece à frente de Lula nas duas etapas das eleições presidenciais do próximo ano. É o que revela um levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas. No primeiro turno, o líder da direita no país aparece com 35,2% das intenções de voto, contra 34,8% do petista. No entanto, eles estão empatados dentro da margem de erro. A seguir, despontam o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), com 7,9%, e o governador do Paraná, Ratinho Jr., que marca 6,2%. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), pontua 3,1%, e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), 0,7%. Votos em branco, nulo e nenhum são 7,1%. Outros 4,9% não sabem ou não opinaram.
Em um eventual segundo turno, Bolsonaro lidera com 44,4% contra 41,5% de seu principal adversário. A vida não parece fácil ao candidato da esquerda. Em outros cenários simulados pelo instituto, Lula também seria derrotado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (43,4% x 42,3%), e segue empatado tecnicamente com o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (41,9% x 41,9%).
Foram ouvidos 2.020 eleitores em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 17 e 21 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.