O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou nesta quarta-feira (4) que considera desonroso o impeachment de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e aproveitou para fazer um apelo para que Alexandre de Moraes “baixe um pouquinho a guarda e tire esse coração de maldade”. Durante entrevista ao canal AuriVerde Brasil, Bolsonaro comentou que “é humilhante falar em impeachment”, mas sugeriu que o ministro busque uma solução menos conflituosa em meio a atual situação política derivada das condutas do ministro contra a liberdade de expressão.
Bolsonaro ressaltou que a decisão de suspender o X e prender envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2022 aumentam a desconfiança popular em relação ao STF. “Censurar o X e prender gente gera uma desconfiança enorme no Supremo”, disse o ex-presidente, que também destacou o desejo de ver uma corte constitucional vibrante e alinhada com a defesa da liberdade e da Constituição, sem criar divisões entre o povo e a instituição.
Enquanto Bolsonaro pede diálogo e maior abertura por parte de Moraes, o ministro, tratado com respeito por Lula, participará das celebrações do 7 de Setembro em Brasília, a convite do mandatário petista. Paralelamente, apoiadores de Bolsonaro planejam protestos em São Paulo, onde críticas ao ministro e à sua atuação serão destaque, reforçando o clima de tensão política em torno da liberdade de expressão e perseguição política contra a direita.