O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou uma videochamada com voluntários em Gravataí, no Rio Grande do Sul, na quinta-feira (16). A ligação foi intermediada por seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está no estado acompanhando as operações de ajuda aos atingidos pelas chuvas. Bolsonaro, estava internado desde 4 de maio para tratar uma erisipela na perna esquerda, participou da chamada direto do hospital Vila Nova Star, em São Paulo.
Enquanto isso, Carlos Bolsonaro (Republicanos), vereador do Rio de Janeiro e outro filho do ex-presidente, visitou Bento Gonçalves (RS) nesta quinta-feira (16). Ele foi recebido pelo prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira (PSDB) e acompanhou de perto as buscas do Corpo de Bombeiros por desaparecidos. Carlos chegou ao estado na quarta-feira (15) junto com o advogado e assessor Fabio Wajngarten, destacando a presença da família Bolsonaro no apoio às vítimas das chuvas.
Apesar da videochamada, o áudio de Bolsonaro não pôde ser ouvido claramente devido à má qualidade da conexão. Entretanto, Eduardo Bolsonaro, que também visitou a região serrana de Bento Gonçalves, reforçou o apoio do pai aos voluntários e às operações de resgate. Em suas redes sociais, o prefeito de Bento Gonçalves e Bolsonaro compartilharam vídeos e mensagens sobre os esforços de ajuda, mostrando a proximidade da família Bolsonaro com a população afetada.