O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou em suas redes sociais, neste final de semana, um vídeo em que convoca a população para ato na avenida Paulista, em São Paulo, no próximo dia 25 de fevereiro, domingo. Segundo ele, o evento será em “defesa da democracia”.
No vídeo, Bolsonaro pede para apoiadores não levarem cartazes ou faixas, e, que compareçam vestidos de roupas nas cores verde e amarelo.
“Peço a todos vocês, que compareçam trajando verde e amarelo e mais do que isso, não compareçam com qualquer faixa ou cartaz contra quem quer que seja. Neste evento eu quero me defender contra todas as acusações que tem sido imputadas à minha pessoa nos últimos meses”. Disse o ex-presidente.
Bolsonaro pretende evitar o aumento do acirramento com o STF (Supremo Tribunal Federal) e não dar motivos para eventuais processos. Ele é alvo da operação Tempus Veritatis, realizada na última quinta-feira (8), em que a PF (Polícia Federal) cumpriu 33 mandados de busca e apreensão, 4 mandados de prisão preventiva e 48 medidas alternativas contra o ex-presidente e seus apoiadores por suposta tentativa de golpe de Estado para mantê-lo na Presidência da República. A operação resultou na apreensão do passaporte do ex-presidente pela Polícia Federal e nas prisões de Valdemar Costa Neto, presidente do PL e de Felipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro.
A ala bolsonarista no Congresso avalia que o PL está sendo alvo de perseguição e que as ações da Polícia Federal são atos preparatórios para a detenção do ex-chefe do Executivo.