O Comitê de Política Monetária do Banco Central aumentou os juros em 0,25 ponto percentual. Com isso, a Selic subiu para 10,75%. Este é o primeiro aumento da taxa básica de juros desde agosto de 2022 – e o primeiro deste mandato de Lula. A expectativa do mercado é de que a taxa continue subindo até atingir 11,50% ao ano em janeiro.
Os analistas também estimam que, a partir de julho do próximo ano, a taxa começará a recuar, terminando 2025 em 10,50% ao ano. O aumento de juros acontece após a indicação do economista Gabriel Galípolo, atualmente diretor de Política Monetária da instituição, para o comando do BC a partir de 2025. Ele ainda terá de ser sabatinado e aprovado pelo Senado.
Em nota, o Comitê citou o ambiente externo desafiador marcado pelo momento de inflexão do ciclo econômico nos Estados Unidos e por menor sincronia nos ciclos de política monetária entre os países. Segundo o Copom, a decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação, sem causar prejuízos na estabilidade dos preços, atividade econômica e fomento do emprego.