A avaliação de Lula e do Governo segue em queda livre. Nova pesquisa Ipsos-Ipec aponta que a maioria agora desaprova a maneira do petista governar. São 55% (era 46% em dezembro) contra 40% dos que aprovam. Quase metade (41%) considera a atual administração ruim ou péssima. Enquanto a classificação de ótimo/bom caiu de 34% para apenas 27%.
A confiança em Lula também caiu. O estudo aponta que apenas 45% acreditam na sua sinceridade e boas intenções, enquanto a maioria de 58% vai na direção oposta a ele.
O Ipec reuniu duas mil pessoas de 16 anos ou mais em 131 municípios entre os dias 7 e 11 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Os resultados acima refletem um extremo desgaste após uma sequência de atitudes desastrosas, principalmente na economia do país. O estouro do teto da meta de inflação, a alta do preço dos alimentos e a disparada do dólar são apenas alguns dos exemplos recentes.
Mas a ‘pataquada’ que marcou toda essa equipe foi a possível fiscalização sobre as transações via Pix. O Governo precisou recuar porque os brasileiros quase foram às ruas pedir pela saída do petista.