Ao chegar ao Congresso Nacional para a promulgação da Reforma Tributária, Lula recebeu inúmeras vaias de boa parte dos parlamentares presentes ao ato. A cena gravada em vídeo e replicada nas redes sociais mostram o extremo desconforto do presidente, somado ao clima nada agradável perante ao Poder Legislativo. A Câmara dos Deputados, também chamada de ‘Casa do Povo’, pode funcionar como um termômetro da sociedade em meio ao primeiro ano do governo petista.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pediu a todos que mantivessem o comportamento adequado e respeitassem as autoridades presentes no plenário: “O que eu pediria era que nós terminássemos essa sessão com respeito a todas as autoridades constituídas. Vamos guardar nossas convicções para as sessões normais de plenário. Vamos nos comportar com o máximo de decoro”, disse.
Além de uma chuva de vaias, a oposição em peso cantou “O ladrão chegou” e “Lula, cachaceiro, devolve o meu dinheiro”. Tamanha repercussão negativa não era vista desde a época de Dilma Rousseff, retirada do cargo após um processo de impeachment.
A população já demonstrou a insatisfação com a atual gestão por inúmeras vezes, diante de gastos públicos exagerados, excesso de ministérios e viagens luxuosas. E todo esse sentimento tomou conta dos congressistas.
Não é cedo para afirmar que o Brasil acordou para o que está por vir. O recado está dado.