Aprovação de Lula empata com rejeição, aponta pesquisa Genial/Quaest

Redação 011
2 Min
Lula publica vídeo agradecendo a Deus em dia de operação contra Jair Bolsonaro
foto: Ricardo Stuckert / PR

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) mostra que o Governo Lula enfrenta um cenário de divisão entre os brasileiros: 49% desaprovam a gestão petista, enquanto 48% a aprovam. É a primeira vez desde janeiro que os índices se igualam dentro da margem de erro. O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 5 de outubro, com 2.004 entrevistas presenciais. A expectativa de um possível encontro entre Lula e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surge como fator que influencia a imagem positiva do líder da esquerda.

O estudo indica que 57% dos entrevistados tomaram conhecimento do encontro entre Lula e Trump na Assembleia Geral da ONU. Para 49%, o petista saiu politicamente mais fortalecido após a reunião, enquanto 27% avaliam que ele saiu mais enfraquecido. Há também um empate técnico entre os que defendem que o líder da esquerda deve se esforçar para se reunir com Trump (46%) e os que preferem cautela (44%). A expectativa é de que os dois se encontrem novamente na Cúpula da ASEAN, prevista para o fim de outubro na Malásia.

Além da política externa, a pesquisa abordou temas como economia e segurança institucional. A percepção sobre os preços dos alimentos continua negativa: 63% afirmam que subiram no último mês. Quanto à anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, 47% são contrários. Já sobre o projeto da dosimetria, que propõe revisão das penas, 52% consideram que as punições foram justas. A PEC da Blindagem, rejeitada pelo Senado, é desaprovada por 63% dos entrevistados.

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.