O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou sua intenção de concorrer à Presidência da República em 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) opte pela reeleição em São Paulo. Com forte presença nas redes sociais, Manga afirmou que sua decisão foi tomada após momentos de reflexão e diálogo familiar. “A população está cansada de brigas ideológicas. O Brasil precisa de um projeto de desenvolvimento, que fale de emprego, saúde e educação”, declarou ao portal Poder360.
Mesmo filiado ao Republicanos, o prefeito confirmou que recebeu um convite do PRTB, partido que lançou Pablo Marçal na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2024. Segundo Manga, a cúpula de ambas as legendas já deu aval para sua pré-campanha. Ele também ressaltou que sua candidatura depende do cenário político, especialmente da possível volta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à disputa. “Se o presidente Bolsonaro conseguir reverter sua inelegibilidade e quiser disputar, retiro minha candidatura”, afirmou.
A popularidade digital de Manga tem sido um dos trunfos para ampliar sua base de apoio. No TikTok, ele soma quase 3 milhões de seguidores, e no Instagram, outros 2,7 milhões. A divulgação de sua pré-candidatura ocorreu por meio de um vídeo nas redes sociais, em que ele aparece exaltado declarando: “CHEGA! NÃO SEREI MAIS PREFEITO!”.