Lula desembarcou em Brasília após ser liberado pelos médicos para retornar ao Planalto. Antes da viagem, o petista passou por um exame de tomografia. Segundo o cardiologista Roberto Kalil, o resultado do exame foi apenas satisfatório, ainda assim, ele foi autorizado a voltar ao trabalho. Por enquanto, a orientação é para evitar exercícios físicos e repetir o exame daqui a dez dias.
As descer do avião, Lula acenou e tentou mostrar otimismo, mas as imagens revelaram um homem de 79 anos abatido e fragilizado. Ele passou a última semana em estado crítico após ser operado às pressas na madrugada do último dia dez, no Hospital Sírio-Libanês, na unidade da capital paulista, para drenar um sangramento da cabeça. Houve ainda uma segunda cirurgia com a mesma finalidade e, por último, um procedimento para a retirada do dreno.
O problema teve como origem uma queda sofrida em um dos banheiros do Palácio da Alvorada, há dois meses. Nesta sexta-feira (20), Lula pretende fazer uma reunião com a numerosa equipe formada por 38 ministros.