A pesquisa Quaest divulgada na quinta-feira (15) revelou que 58% dos brasileiros acreditam que os Estados Unidos poderiam realizar no Brasil uma operação semelhante à que retirou o ditador Nicolás Maduro do poder na Venezuela. O levantamento mostra que o temor é mais forte entre os apoiadores de Lula, com 74% declarando medo, enquanto entre os bolsonaristas o índice é de 57%. Apesar disso, a maioria dos entrevistados considera que Lula errou ao condenar a ação norte-americana contra o regime chavista.
O estudo, encomendado pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre os dias 8 e 11 de janeiro, com margem de erro de dois pontos percentuais. Além do medo de uma intervenção, os dados indicam que 46% dos brasileiros aprovam a ofensiva militar dos EUA em Caracas, que bombardeou pontos estratégicos e capturou Maduro no dia 3 de janeiro. Já 39% desaprovam a medida, enquanto 15% não souberam responder. A avaliação sobre a reação do Governo Federal também foi negativa: 51% disseram que a condenação feita por Lula foi equivocada, contra 37% que consideraram correta.
Outro ponto levantado pela Quaest foi sobre qual deveria ser a postura do Brasil diante das ações do presidente dos Estados Unidos contra o regime comunista da Venezuela. A maioria, 66%, defende que o país se mantenha neutro, enquanto 18% apoiariam diretamente a intervenção e apenas 10% se oporiam. Maduro foi levado aos EUA para responder por acusações de narcotráfico, e sua vice, Delcy Rodríguez, assumiu o comando da Venezuela negociando abertura do mercado de petróleo às empresas americanas.










