O chanceler alemão, Friedrich Merz, fez questão de demonstrar sua total insatisfação com a COP30 sediada em Belém. Ele deixou claro que toda a comitiva demonstrou alívio ao ir embora da capital do Pará.
“Senhoras e senhores, vivemos em um dos países mais belos do mundo. Na semana passada, perguntei a alguns jornalistas que estavam comigo no Brasil: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram felizes por termos retornado à Alemanha daquele lugar que tínhamos acabado de visitar”, disse Merz em um discurso transmitido no YouTube.
No evento, o premiê teve um encontro bilateral com Lula no último dia 7. Mas, estranhamente, o Palácio do Planalto chegou a divulgar que Merz parabenizou o Brasil pela Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB-PA), rebateu as declarações do alemão. Em vídeo publicado nas redes sociais, o político afirmou que o líder europeu foi “infeliz, arrogante e preconceituoso”.
“Graças a Deus, a fala dele não representa o que a maioria da população do mundo inteiro tem achado da nossa cidade”, disse.












