A China e a União Europeia suspenderam as importações de frango do Brasil depois da confirmação de um caso de gripe aviária no país. A medida vale por 60 dias, segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. A confirmação de influenza aviária ainda deve gerar restrição de importações da Argentina, Reino Unido, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes.
O país exportou US$ 10 bilhões em carne de frango em 2024, representando cerca de 35% do comércio global. Grande parte disso veio das gigantes do setor BRF e JBS, que exportam para cerca de 150 países e colocaram o Brasil na liderança mundial nesse setor. Foi decretada emergência zoossanitária no município gaúcho de Montenegro, em um raio de dez quilômetros ao redor do local onde foi encontrado o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade.
“As medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas e visam não somente debelar a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população”, diz a nota emitida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.