Lula garante ‘boquinha’ para Guido Mantega na administração da Eletrobras

Redação 011
2 Min
Lula garante 'boquinha' para Guido Mantega na administração da Eletrobras
foto: Antonio Cruz/ Agencia Brasil

O governo Lula (PT) indicou nesta quinta-feira (27) novos nomes para os conselhos da Eletrobras, incluindo o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que ganhou uma boquinha no Conselho Fiscal da companhia. Mantega, que ficou famoso na Lava Jato, foi detido na operação, mas nunca fez delação premiada. A indicação acontece após um acordo de conciliação que ampliou a influência do atual governo na estatal privatizada por Bolsonaro. Além dele, foram nomeados para o Conselho de Administração os ex-ministros Silas Rondeau e Nelson Hubner, além do diretor da Petrobras Maurício Tolmasquim.

O acordo entre governo e Eletrobras foi mediado pelo STF e encerra um impasse de dois anos sobre o controle da companhia. O governo reclamava da limitação de votos imposta no modelo de privatização e buscava maior participação nas decisões estratégicas. Embora tenha conseguido ampliar sua influência, a União ainda não detém o poder decisório proporcional aos 40% de participação que possui na empresa. A nomeação dos indicados ainda precisa ser aprovada pelos acionistas em assembleia geral.

Além do reposicionamento governamental na empresa, o acordo alterou as obrigações da Eletrobras com a Eletronuclear. A companhia não será mais obrigada a investir na construção da usina de Angra 3, embora continue financiando a extensão da vida útil de Angra 1. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirmou que a negociação fortalece a segurança jurídica e impulsiona investimentos. “A medida impulsiona emprego e renda, além de garantir uma maior participação da União nas decisões estratégicas da Eletrobras”, declarou.

- Publicidade -

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.