Com Jair Bolsonaro (PL) inelegível, Lula da Silva (PT) surge como o principal nome nas intenções de voto para as eleições de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3). Lula aparece com 30% das preferências, à frente de nomes como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas do Republicanos (13%), o cantor Gusttavo Lima (12%) e o empresário Pablo Marçal do PRTB (11%), evidenciando que a ausência de Bolsonaro, que continua sendo uma figura influente na política nacional, abre um vácuo na oposição, que ainda busca um nome forte para enfrentar o PT.
O levantamento, realizado com 4.500 pessoas entre 23 e 26 de janeiro, testou diferentes cenários. Em um deles, sem a presença de Tarcísio de Freitas, Lula mantém 28% das intenções, enquanto Gusttavo Lima e Pablo Marçal empatam com 12%. Em outro cenário, que exclui tanto Tarcísio quanto Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, Lula alcança 32%. Felipe Nunes, diretor da Quaest, destacou que “a oposição vai precisar mais do que os erros do governo para ser competitiva em 2026, ela vai precisar se organizar e se apresentar com alguma unidade”.
A pesquisa também mostra que Lula venceria todos os possíveis adversários no segundo turno, com seu pior desempenho sendo contra Gusttavo Lima (41% a 35%). No entanto, parte dos eleitores que reprovam o governo optariam por votos brancos, nulos ou abstenção, indicando uma falta de mobilização completa da oposição. “Nenhum nome foi capaz de mobilizar a totalidade dos 49% que reprovam o governo Lula”, afirmou Nunes.