Governo anuncia centro de acolhimento em Belo Horizonte para brasileiros deportados

Redação 011
2 Min
Brasil, 'paraíso de ilegais', critica EUA após deportação
foto: Alex Pazuello/ Secom

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (28) a instalação de um posto de acolhimento humanitário no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, para atender brasileiros deportados dos Estados Unidos por crimes contra as leis migratórias. A medida foi confirmada pela ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, após reunião com Lula da Silva (PT). Segundo a ministra, o objetivo é garantir condições básicas de alimentação, água e abrigo, além de evitar a separação de famílias nos voos previstos para os próximos meses.

O recente desembarque de 88 brasileiros deportados em Manaus, na última sexta-feira (24), trouxe à tona críticas do governo sobre o uso de algemas nos repatriados. Lula classificou os deportados como “trabalhadores” e “famílias” e lamentou as condições relatadas no voo. A ministra Macaé também destacou que o governo busca soluções para apoiar a reinserção dos repatriados no mercado de trabalho, além de discutir estratégias para lidar com novos casos de deportação.

As deportações de brasileiros dos Estados Unidos não são novidade e refletem questões históricas de imigração irregular. Em 2024, 1.648 brasileiros retornaram ao país em 16 voos. Imagens de deportados usando algemas e correntes, prática comum nos procedimentos de segurança norte-americanos, reacenderam o debate sobre as condições enfrentadas pelos imigrantes. Enquanto isso, o governo Lula descartou o uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para buscar deportados, classificando os voos como parte de um processo gerido exclusivamente pelo governo norte-americano.

- Publicidade -

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.