Lula da Silva (PT) oficializou Sidônio Palmeira como novo titular da Secretaria de Comunicação Social, que na situação de crescente rejeição do governo irá agir como um “ministério da reeleição”. A nomeação ocorre em meio a uma crise de popularidade da gestão petista, com índices de desaprovação que chegaram a 49,8%, e o desafio de construir uma narrativa positiva até as eleições de 2026, para tentar convencer o eleitorado com novas promessas. Sidônio terá como principal missão reverter a percepção negativa sobre o governo, agravada por instabilidades fiscais e falhas na comunicação institucional.
O novo ministro, que coordenou a estratégia de marketing da campanha de Lula em 2022, defendeu em entrevista a necessidade de ampliar a presença do líder petista e dos ministros nas redes sociais e na imprensa. “Precisamos aproximar as ações do governo da população”, afirmou. Entre suas primeiras tarefas está a reformulação da comunicação oficial, incluindo o desenvolvimento de uma identidade forte para o terceiro mandato do petista, considerada uma lacuna até o momento.
A reestruturação também inclui mudanças na equipe, como a provável saída de Brunna Rosa, aliada próxima da primeira-dama Janja. Essa troca, segundo analistas, marca uma tentativa de Sidônio de estabelecer maior controle sobre as estratégias digitais do governo. Ao mesmo tempo, o publicitário, busca manter uma relação equilibrada com Janja, que na atualidade desempenha papel ativo na comunicação presidencial.