O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou total apoio a María Corina Machado e Edmundo González, ambos opositores ferrenhos da ditadura da Esquerda imposta por Nicolás Maduro na Venezuela. O republicano se manifestou após a detenção de María Corina, que foi liberada logo em seguida. Segundo ele, os opositores são “lutadores da liberdade” e devem ser mantidos em segurança. Trump toma posse no próximo dia 20.
Em resposta, González expressou sua gratidão ao norte-americano pelo respaldo recebido. Aliados de María Corina indicam que ela foi violentamente interceptada por agentes do Governo, enquanto participava de uma manifestação na capital Caracas.
A Venezuela passa por um momento de extrema tensão política. Maduro tomou posse nesta sexta-feira (10) sob protestos da oposição que questiona, a todo momento, o resultado das urnas que devem a vitória ao sucessor de Hugo Chávez.
Na Argentina, o presidente Javier Milei manifestou preocupação com o momento político venezuelano. O governo chileno também condenou as constantes violações de direitos humanos no país.