O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, publicou um vídeo, por meio da pasta oficial, para desmentir a criação de novos impostos. Conteúdos postados nas redes sociais apontam para novos tributos. A declaração ocorre depois de um vídeo viralizar nas redes. O petista aparece falando sobre um imposto incidente sobre animais de estimação e pré-natal. A Advocacia-Geral da União pediu que o Facebook retire o conteúdo do ar em até 24 horas.
“Imposto sobre Pix: mentira! Imposto sobre quem compra dólar: mentira! Imposto sobre quem tem um animal de estimação: mentira! Pessoal, vamos prestar atenção, está circulando uma fake news. Prejudica o debate público, prejudica a política, prejudica a democracia. Essas coisas que estão circulando são mentirosas e, às vezes, se misturam com coisas que são verdadeiras para confundir a opinião pública”, alegou Haddad. Para o Governo Federal, se trata de um conteúdo feito com o uso de Inteligência Artificial.
Mas algo chama atenção nas palavras do ministro. Um vídeo sobre mais ou menos impostos, seja qual for, em nada tem a ver com o processo democrático – uma retórica utilizada constantemente pelo Planalto, seja qual foi a crítica feita à atual gestão.