Nove pontes destruídas, falta de energia elétrica, pessoas fora de casa e lama por todos os lados. Essa é a situação de Dom Silvério, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais. Uma tempestade atingiu o município de 5.228 habitantes. Moradores tiveram que sair de casa no meio da enxurrada.
“A gente sabe da necessidade do atendimento de urgência, mas estamos tentando atender a todo mundo, recompondo a cidade, as ações, os projetos essenciais no município, restabelecimento de água, de luz e a limpeza”, disse o atual prefeito da cidade, Zé Bráulio (União). Ele chegou a usar cordas para auxiliar no resgate das vítimas.
Nesse momento, o estado mineiro tem 41 cidades em emergência devido à chuva. As cidades de Conceição do Pará, na Região Centro-Oeste, Coronel Fabriciano, no Leste, e Nepomuceno, no Sul, estão em estado de calamidade pública.
Ao todo, 1.268 pessoas já ficaram desalojadas no estado e outras 183, desabrigadas.
Enquanto Lula e sua equipe participam de atos em Brasília, que mais lembram uma celebração de feriado nacional, a população de Dom Silvério clama por socorro.