O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), descartou a possibilidade de concorrer à presidência em 2026, confirmando que pretende buscar a reeleição no estado. Durante entrevista ao programa Canal Livre, da Band, neste domingo (15), Tarcísio destacou sua fidelidade aos eleitores paulistas e o compromisso com projetos a longo prazo. “O que me motiva a ficar em São Paulo é a entrega desses projetos, muitos dos quais estão previstos para os próximos anos”, afirmou.
Mesmo afastado da disputa presidencial, Tarcísio reiterou seu apoio ao grupo político liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), hoje inelegível. Para ele, Bolsonaro segue como a principal liderança da direita e pode ser o candidato natural ao Planalto em 2026, caso consiga reverter sua situação jurídica. “Bolsonaro continua sendo um grande ator da direita e vai ser na eleição, independentemente de qualquer coisa”, enfatizou o governador, acrescentando que a viabilidade de uma candidatura alternativa dependerá de uma eventual indicação feita por Bolsonaro.
O governador também comentou os desafios da direita, alertando para a necessidade de aproximação com o centro político. Segundo ele, erros do governo Bolsonaro, como as tensões com instituições e a condução das ações relacionadas à vacinação, dificultaram a consolidação de alianças estratégicas. “Talvez, se não tivesse isso, acho que teria um caminho muito pavimentado, porque havia muito resultado”, declarou, referindo-se às reformas realizadas no governo bolsonarista.