Após os xingamentos de Janja ao empresário sul-africano Elon Musk, parlamentares propõem criar um Projeto de Lei que determina regras de conduta para primeiras-damas. Não há, ainda, data para análise da matéria, que sugere curso de relações internacionais, uso da linguagem e supervisão direta.
O PL sugere ao Ministério das Relações Exteriores o estabelecimento e implementação de protocolos que orientem a atuação da primeira-dama em eventos oficias. Entre os pontos destacados, estão: conduta e linguagem, alinhadas aos princípios de respeito e diplomacia; treinamento básico em relações internacionais, com ênfase na importância de preservar interesses estratégicos.
“Estamos certos que o Itamaraty possui grande interesse na preservação da honra do Brasil no cenário internacional”, diz o texto assinado por Evair Melo (PP-ES).
O parlamentar argumenta que a adoção de medidas preventivas e corretivas é urgente e imprescindível para garantir que episódios de tamanha gravidade não se repitam.
O ataque ao bilionário aconteceu no último sábado (16), durante um painel do G20, o grupo que reúne as principais economias do mundo, no Rio de Janeiro.
“Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you, Elon Musk”, disse Janja, lamentavelmente.