Durante o G20 Social, no sábado (16), a primeira-dama Janja da Silva (PT), protagonizou uma baixaria ao xingar Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) e nomeado para o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) no governo Trump. Janja, que comentava sobre o combate à desinformação, foi surpreendida por uma buzina de navio e declarou: “Acho que é o Elon Musk”, antes de completar: “Fuck you, Elon Musk”. Em resposta, Musk afirmou na rede social que comanda que o Partido dos Trabalhadores (PT) “vai perder a próxima eleição”.
A fala da primeira-dama motivou críticas no Brasil e no exterior. O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) pediu a convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para esclarecer possíveis danos diplomáticos. “Declarações dessa natureza podem influenciar negativamente as relações com um parceiro estratégico”, disse Van Hattem, referindo-se ao impacto que o xingamento pode ter, dada a posição de Musk no novo governo dos Estados Unidos. Além disso, líderes conservadores, como a senadora Damares Alves (Republicanos-DF), também criticaram Janja: “O Itamaraty ainda não entendeu que a atual primeira-dama não tem condições de participar de eventos internacionais?”.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comentou no X: “Já temos mais um problema diplomático”, ao compartilhar uma foto da primeira-dama publicada por um site estrangeiro. O caso ganhou repercussão global, sendo destacado por veículos como Reuters, Bloomberg e jornais do Japão e da Índia, que apontaram o episódio como prejudicial à imagem do Brasil, que em outros tempos foi considerado como um pais com uma política exterior respeitável.