Sergio Moro (União Brasil) criticou a atuação de Lula após o assassinato do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, ligado ao PCC, no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O senador disse que apresentará um requerimento para convocar o atual ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para prestar contas na Comissão de Segurança Pública do Senado.
“O Governo Lula precisa deixar de conversa fiada e começar a combater o crime organizado”, disse o parlamentar.
Para o ex-juiz da Operação Lava Jato, o petista perdeu o controle da Segurança Pública. Na sexta-feira (8), Gritzbach, apontado como delator da maior facção criminosa do país, foi assassinado a tiros por dois suspeitos no terminal de desembarque 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo.
Segundo o registro policial, foram ao menos 29 disparos, de calibres diversos. A vítima foi atingida por quatro tiros no braço direito, dois no rosto, um nas costas, um na perna esquerda, um no tórax e um no flanco direito. O motorista de aplicativo ferido durante a execução também foi atingido e morreu.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), prometeu empenho nas investigações. Até agora, ninguém foi preso.
“Todas as circunstâncias serão rigorosamente investigadas e todos os responsáveis serão severamente punidos. Reforço meu compromisso de seguir combatendo o crime organizado em São Paulo com firmeza e coragem”, acrescentou.