O União Brasil decidiu que apoiará a candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. A decisão frustra os planos de Elmar Nascimento (BA). O presidente da legenda, Antonio Rueda, o vice, ACM Neto, e o próprio Elmar irão tratar os termos da adesão do União Brasil à candidatura de Hugo. Elmar só deverá formalizar a desistência após essas conversas. A saída dele do páreo, no entanto, já é dada como certa por aliados.
Havia um temor entre integrantes do União Brasil de que o partido ficasse sem espaços em comissões temáticas e na própria Mesa Diretora caso mantivesse o nome de Elmar. Com a adesão do PT e do PL ao nome de Hugo, houve uma pressão dos parlamentares para que a sigla se posicionasse rapidamente.
“Não tenho resistência em desistir nem em continuar. A minha candidatura não é minha, nunca tratei no pessoal. É nossa, do meu partido e dos partidos que me apoiaram”, disse Elmar após reunião da bancada e da executiva do União Brasil.
A eleição que definirá a nova Mesa Diretora da Câmara acontecerá em fevereiro do próximo ano. As regras da Casa estabelecem que, para ser eleito em 1º turno, um candidato precisa ter maioria absoluta dos votos (metade mais um), desde que 257 deputados tenham votado. Se isso não ocorrer, haverá um 2º turno entre os dois mais votados, e o eleito será o que reunir mais votos.