O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi detido durante um protesto em uma invasão na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria do parlamentar, ele foi levado em um ônibus da Polícia Militar. A confusão aconteceu durante um confronto entre estudantes, seguranças da UERJ e policiais. Três alunos também foram detidos por agentes do Batalhão de Choque.
Faz quase dois meses que os manifestantes ocupam a reitoria e outros edifícios da universidade. Eles protestam contra as mudanças nas regras para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. Já há uma ordem judicial que determina a desocupação das áreas invadidas.
“É uma detenção ilegal, já que um deputado federal só pode ser detido em flagrante por crime inafiançável. Assim funciona o autoritarismo e a truculência de Cláudio Castro e da reitoria da UERJ. Lutar não é crime! Abaixo o autoritarismo e a repressão”, divulgou a assessoria do Glauber.
Fica claro que o ‘companheiro’ de Guilherme Boulos, candidato à Prefeitura de São Paulo, segue firme na cartilha da legenda que tem na invasão de propriedade um traço marcante em seu DNA.
Tanto o deputado do PSOL quanto os outros detidos foram liberados horas depois.