Lula da Silva (PT) concedeu a medalha de mérito Oswaldo Cruz, na categoria ouro, a 22 personalidades e 10 instituições, em reconhecimento às suas contribuições à saúde pública no Brasil. Entre os homenageados, estão a primeira-dama Rosangela Lula da Silva (Janja) e a apresentadora Xuxa Meneghel. O decreto com as condecorações foi publicado na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial da União.
Embora a medalha seja tradicionalmente destinada a pessoas e entidades que promovem o bem-estar físico e mental dos brasileiros, o decreto não detalha as contribuições de Janja e da empresária Luiza Trajano, outra homenageada, para a Saúde Pública. A ausência dessa especificação gera perguntas sobre os critérios utilizados para a escolha dos agraciados pelo governo petista. A condecoração foi criada em 1970 e é dividida em três graus: ouro, prata e bronze.
Além de Janja e Xuxa, a ex-ginasta Daiane dos Santos e o diretor do Instituto Butantan, Esper Georges Kallás, também foram reconhecidos. A cerimônia de entrega da medalha reflete a visão do governo Lula sobre a importância de celebrar contribuições diversas à sociedade, mesmo quando as ligações com a Saúde Pública não são explicitamente claras no documento oficial, e as pessoas homenageadas não são conhecidas publicamente por ter contribuído significativamente com o desenvolvimento da sociedade, especialmente na área da Saúde.