Uma pesquisa feita pela CNN, conduzida pelo instituto SSRS, coloca Donald Trump na frente de Kamala Harris na disputa pela Casa Branca. O candidato Republicano aparece com 49% das intenções de voto, contra 46% de sua adversária. Cerca de três quartos dos apoiadores de Trump (74%) pontuam que seu voto é para expressar apoio a ele, em vez de oposição a Harris – isso representa um aumento no apoio afirmativo a ele em comparação com a pesquisa do mês passado, quando 66% expressaram essa opinião.
O levantamento de junho ocorreu antes da tentativa de assassinato contra Trump e da Convenção Nacional Republicana, na qual o ex-presidente aceitou formalmente a indicação de seu partido para disputar as eleições. Mas essa diferença entre os dois, revelada na pesquisa, ainda pode ser colocada em xeque, uma vez que está dentro da margem de erro do levantamento, de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O estudo da CNN ocorreu virtualmente entre a terça-feira (22) e quarta-feira (23). Os entrevistados são eleitores registrados que já tinham participado de um estudo anterior. A emissora americana justifica essa metodologia afirmando que, ao entrevistar as mesmas pessoas, o levantamento tem mais chances de refletir mudanças reais de opinião ao longo do tempo.