A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, lançou duras críticas ao ex-presidente Donald Trump em seu primeiro discurso oficial de campanha, classificando-o como “predador”, “estafador” e “trapaceiro”. Harris, provável candidata do Partido Democrata às eleições presidenciais de 2024, fez essas declarações nesta segunda-feira (22) de julho, durante um evento em Wilmington, Delaware. “Eu conheço o tipo do Donald Trump”, afirmou ela, detalhando que Trump é um “predador que abusou de mulheres”, um “fraudador que enganou os consumidores” e um “trapaceiro que quebrou as regras para seu próprio ganho”.
A campanha de Harris, recentemente reforçada pelo endosso do presidente Joe Biden, já arrecadou cerca de US$ 50 milhões em doações. Biden, que desistiu da reeleição, deixa de ‘herança’ cerca de US$ 96 milhões de fundos de campanha para Harris, fortalecendo sua posição. Com a saída de Biden, figuras proeminentes do partido, como Gavin Newsom e Kathy Hochul, também endossaram a candidatura de Harris. No entanto, o ex-presidente Barack Obama ainda não declarou apoio e existem boatos que sua mulher, Michelle Obama poderia ser considerada para concorrer à presidência.
Em resposta, a equipe de campanha de Trump ajustou sua estratégia para enfrentar Harris. Alegando que Harris permitiu que Biden continuasse na presidência mesmo quando ele estava “claramente diminuído”, os conselheiros de Trump lançaram uma série de respostas à vice-presidente. Além disso, Trump sugeriu que os próximos debates presidenciais sejam realizados pela Fox News, considerada mais favorável aos republicanos, ao invés da ABC, que tem uma postura progressista.