O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez questão de criticar os cortes anunciados pelo Planalto. O líder da Direita no país deixou claro quem mais será prejudicado com a decisão tomada pelo Governo de Lula.
“Haddad: R$ 25,9 bilhões serão cortados dos benefícios sociais. Para não atrapalhar nas eleições, Lula determinou que os cortes serão realizados somente em 2025. Sem Bolsa-Família e BPC o pobre não vai comer sequer pescoço de frango ou abóbora”, postou o ex-presidente na rede social X.
Nesta quarta-feira (3), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou um corte de R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias para cumprir a meta de déficit zero em 2024 e seguir o arcabouço fiscal. Isso ocorreu após reunião entre o ministro e Lula.
“A determinação é que o arcabouço seja preservado a todo custo, o que significa dizer que, no relatório que vai ser apresentado em 22 de julho, que a Receita [Federal] está terminando de fazer a compilação do semestre, pode significar algum contingenciamento e algum bloqueio, que serão suficientes para que o arcabouço seja cumprido. Isso está definido”, explicou Haddad.
Sem explicar ao certo de onde os gastos serão cortados, as críticas de Bolsonaro se justificam palavra por palavra.